Saiba o que a Fonoaudiologia e a Acupuntura podem fazer por você!

Acupuntura

Acupuntura é uma prática de saúde milenar com sua origem na Ásia há cerca de 5.000 A.C. O termo Acupuntura vem do latim que significa “Acus” = agulha e “Punctura” = colocação.
Consiste na aplicação de finíssimas agulhas em pontos específicos do corpo, conhecidos como “Acupontos”, cujo objetivo é promover uma estimulação “energética” (conceito oriental) ou uma reação fisiológica ( conceito ocidental), prevenindo e tratando doenças no organismo.

Minha primeira formação profissional foi em Fonoaudiologia, e com a atuação prática voltada para áreas da Motricidade Oro-Facial, atuando diretamente com pacientes que sofriam com algum tipo de desconforto ( dores) na face, como os casos de Disfunção das Articulações Têmporo-Mandibulares, casos de Paralisia Facial e outros. Sentia a necessidade de encaminhá-los ao tratamento da Acupuntura, pois, era possível observar a melhora do quadro de dores e a recuperação de parte dos movimentos na face.
Foto extraida : http://saude.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2011/09/terapia-acupuntura.jpg

Por este motivo, resolvi buscar o conhecimento teórico e prático através de uma pós-graduação que me possibilitasse também atuar como Acupunturista e assim quando necessário, somado ao trabalho fonoaudiológico oferecer ao paciente uma intervenção mais completa e adequada às suas reais necessidades.

Tenho observado na prática clínica que os resultados terapêuticos obtidos com a soma dos conhecimentos da Fonoaudiologia e Acupuntura ocorrem em menor tempo e são fantásticos, além de oferecer a total sensação de bem-estar ao paciente após a sessão de tratamento.

A ação da Acupuntura no organismo pode ser explicada de duas maneiras diferentes, uma com a Visão Oriental, dando foco ao equilíbrio energético entre as forças Yin e Yang ( negativo e positivo) que circulam por canais de Meridianos divididos em 12 Meridianos ( Coração e Intestino Delgado, Baço-pâncreas e Estômago, Pulmão e Intestino Grosso, Rim e Bexiga, Fígado e Vesícula Biliar, além dos meridianos do Pericárdio e Triplo Aquecedor). A cada um destes meridianos subentende uma função, órgão e doença associada. O objetivo da introdução de agulhas em pontos destes canais é promover o equilíbrio energético entre as forças Yin e Yang e assim manter a saúde.

Já o conceito Ocidental da aplicação da Acupuntura, entende que ao introduzir agulhas em pontos específicos do corpo ocorre uma estimulação neurológica, podendo esta ação acorrer apenas em nível local, medula espinhal, córtex cerebral e áreas específicas do encéfalo como a Hipófise e o Hipotálamo. Para cada uma destas áreas estimuladas com a Acupuntura, o organismo demonstra uma reação, e assim , ocorre a diminuição de sintomas como dor, problemas hormonais, hipertensão arterial, tensão pré-mentrual , ansiedade, obesidade e muitos outros.

Como profissional da área da saúde, entendo que o ser humano não deve ser visto de forma segmentada, embora os estudos hoje nas Universidades vem formando profissionais cada vez mais segmentados e especialistas. O profissional generalista está perdendo força, e com ele, a noção de um único organismo em funcionamento como um todo também.

O estudo da Acupuntura e sua aplicação, fez com que eu passasse a enxergar o paciente e suas manifestações de doença e sintomas, de forma integrada, e entendendo que este organismo antes de ser tratado na especificidade necessita ser cuidado na sua totalidade, através do reequilíbrio das funções energéticas, emocionais, psicológicas, sociais e fisiológicas. Este equilíbrio é possível também conseguir através da Acupuntura.
Paula Brito
Fonoaudióloga e Acupunturista


Nenhum comentário: