Saiba o que a Fonoaudiologia e a Acupuntura podem fazer por você!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mal de Parkinson


Mal de Parkinson

Doença descrita pelo médico inglês James Parkinson em 1817, é uma doença que atinge milhares de pessoas em todo o mundo.

É uma doença neurológica e progressiva e não há cura para o Mal de Parkinson. Afeta a qualidade dos movimentos musculares, causando tremores, lentidão, rigidez muscular tanto para movimentar quanto para a fala e escrita.

Não evidências de que seja uma doença hereditária e sua evolução ocorre devido a degeneração de células que compõe a substancia negra no cérebro. Essas células são responsáveis por produzir a dopamina, um tipo de neurotransmissor que conduz  as correntes nervosas no corpo.

O Mal de Parkinson pode afetar qualquer pessoa, independe de sexo, raça, cor  ou classe social. Geralmente atinge pessoas acima de 50 anos, mas isso não é uma regra.

O diagnóstico da doença é clínico, ainda não há exames que possam confirmar a presença do Mal de Parkinson.

Os principais sintomas ocorrem com os tremores nas mãos, caminhar arrastando os pés, lassidão nos movimentos e postura corporal inclinada para frente. Os tremores podem aumentar ou diminuir no decorrer do dia e, durante o sono, cessa totalmente.
Para estes pacientes os principais tratamentos são clínicos, através de uso medicamentoso e tratamentos com  fonoaudiologia, fisioterapeuta e terapia ocupacional. Também há a possilidade de tratamento cirúrgico.

Fonoaudiologia: de grande importância para o paciente com o Mal de Parkinson, a fonoaudiologia deverá buscar através de exercícios musculares, respiratórios, articulares e treino com a  escrita, manter a capacidade comunicativa do indivíduo. A voz do paciente com o Mal de Parkinson,  tende a sofrer alterações quanto a emissão vocal, apresentado tremores, baixa intensidade ( falar baixinho) e rouquidão, além da lentidão que confere a dificuldade articular e muscular, características da doença, por este motivo o trabalho fonoaudiológico para cuidar da Voz é de fundamental importância para a qualidade de vida do paciente.

Fisioterapia: extremamente importante, visto que a musculatura sofre com a rigidez e dificuldade para realizar movimentos de caminhar, a fisioterapia deverá auxiliar em manter a flexibilidade articular e deverá estimular a musculatura corporal em relação ao movimento, pois, esta pode sofrer atrofias e limitação dos movimentos

Terapia Ocupacional: irá ajudar o paciente a facilitar suas atividades de vida diária, indicando formas de realizar determinadas ações que com a presença dos tremores e lassidão possa tornar o dia-a-dia do paciente mais difícil.
Paula Brito - Fonoaudióloga
Referências Bibliográficas
Livros:
"Conhecendo melhor a doença de Parkinson"
Autor: Dr. João Carlos Papaterra Limongi

"Doença de Parkinson: Estratégias atuais de tratamento"

Autores: Luiz Augusto Franco de Andrada, Egnerto Reis Barbosa Francisco Cardoso et al






 

 

Nenhum comentário: